top of page
Ana Lúcia Medeiros

Iniciativa privada se soma ao poder público para salvar regiões impactadas pelas queimadas

Atualizado: 10 de out.

Empresa de comésticos decide investir em ações para amenizar a emergência climática


Diante das recentes queimadas e secas históricas que assolam diversas regiões do Brasil, empresas privadas atentam para uma questão óbvia: não há como prosperar com práticas de negócios que agravam a crise climática. É preciso desenvolver ações efetivas que promovam a regeneração socioambiental.


Com essa linha de atuação, a Natura mobiliza R$ 10 milhões em ações emergenciais e lança a campanha “Natura Ekos Ryos”. Como funciona a iniciativa? A cada venda de qualquer fragrância de “Natura Ekos Ryos Vivo”, “Chuva” ou “Festa” por qualquer canal da marca, são doados R$ 5 a organizações sem fins lucrativos que prestam assistência às populações mais impactadas pelas queimadas, especialmente na região Norte.




Floresta Amazônica - Foto/divulgação

Até agora, o montante mobilizado pela empresa inclui a doação de mais de R$ 400 mil para consultoras de beleza, comunidades de relacionamento e sociedade para aquisição de itens de primeiras necessidades, como cestas básicas, água e produtos de higiene. Também faz parte da campanha a prorrogação no prazo de pagamento de mais de 18 mil boletos de cerca de 11 mil consultoras de beleza de estados como Acre, Amazonas e Rondônia, que decretaram emergência. São R$ 7,74 milhões no total.


O valor restante será direcionado para o fortalecimento da Central Social Natura – canal de atendimento que oferece gratuitamente serviços como assistência social, telemedicina e psicologia – e outras necessidades mapeadas pelas equipes da empresa junto às comunidades e autoridades locais.


Para o vice-presidente de Negócios da Natura, Agenor Leão, “é preocupante o impacto devastador das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, a saúde das populações locais e a economia do país”. Leão lembra que “desde o agravamento das queimadas e da seca na região Norte, em junho, já foram registrados mais de 100 acionamentos na Central de Apoio Social Natura. E explica: “a campanha Natura Ekos Ryos surge a partir da escuta atenta sobre as necessidades manifestas pelas comunidades afetadas pelas queimadas”.


Estabelecer parceiras para ir mais longe


Para ampliar o alcance das ações, a Natura mantém parceria com órgãos públicos, empresas e organizações, como a Defesa Civil do Amazonas, para a doação de produtos de higiene de primeira necessidade a cerca de 500 famílias, e o Sistema B e a ONG Amazônia Viva, para doações de cestas básicas.


A empresa também colabora com a ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA), que lidera uma campanha de arrecadação de recursos para apoiar até 5 mil famílias amazônidas com a entrega de filtros portáteis de micromembrana. Os equipamentos ajudam na redução de problemas causados pela insegurança hídrica em locais com água imprópria para consumo.


Somada à meta de zerar as emissões de carbono até 2030, a campanha destinada às áreas devastadas pelas queimadas mostra que a multinacional brasileira de higiene e cosmética é exemplo quando o assunto é adoção de práticas regenerativas que respeitam a necessidade urgente de adaptação às mudanças climáticas.





36 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Oct 08
Rated 5 out of 5 stars.

Interessante iniciativa. Quando forças se unem em defesa de uma causa, os resultados positivos são consequência natural.

Like
bottom of page