top of page
Ana Lúcia Medeiros

Informação confiável em tempos de desinformação

Com linguagem simples, leve e criativa, Justiça Eleitoral lança campanha sobre voto consciente e como votar nas Eleições 2024


Por Ana Lúcia Medeiros


“Prepare seu coração, que vem aí a Eleição”. O sotaque da narradora tem a entonação que habitualmente está em circulação nacional, seja no rádio, na TV ou na internet. Faz parte de um padrão de fala midiático.


Mas o som aberto do “E” na pronúncia de “Eleição” é um detalhe à parte: se aproxima do modo como se fala na Bahia, seja na capital, Salvador, ou em outras regiões do estado que ocupa a posição de quarto maior colégio eleitoral do país. São 11,2 milhões de eleitores aptos a comparecer às urnas nas eleições municipais de 2024, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No ranking nacional, a Bahia está atrás apenas de São Paulo (34.403.609 eleitores), Minas Gerais (16.469.155 eleitores) e Rio de Janeiro (com 13.033.929 eleitores).


Propaganda da Justiça Eleitoral

A tentativa de aproximação com as diferentes culturas do país faz parte da campanha informativa “Se apronte pra votar” que a Justiça Eleitoral lançou com instruções sobre a votação. São oito vídeos veiculados em emissoras de rádio e TV, nas redes sociais e no YouTube. Um estilo de produção e circulação de informações oficiais criativas, leves e confiáveis dirigidas aos 155 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar no país. Não importa a faixa etária e o lugar onde a pessoa está.


É no primeiro filme da série, com informações sobre o e-Título, que a voz da narradora com entonação baiana traz informações que indicam que o aplicativo é a versão digital do título de eleitor e possibilita visualizar o número do documento de votação, justificar o voto, se inscrever como mesário voluntário e consultar informações cadastrais. O app também guia a usuária ou o usuário até a respectiva seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização.


Se a pessoa costuma utilizar as redes sociais para se informar, ela encontra no Facebook, por exemplo, instruções sobre voto consciente e como não errar no momento de votar. Nesse ambiente, ao lado de informações com o link para o Portal do TSE, onde é possível simular a votação, está o vídeo com a narração de “Eleições” com som aberto, como se fala na Bahia. Os outros sete filmes da campanha trazem instruções com os seguintes temas: biometria, como votar no 1º turno, boca de urna, caminho do voto, celular na cabine, justificativa e como votar no 2º turno, onde houver.


Nos oito filmes da campanha, com rimas, leveza e informações oficiais sobre a Eleição, uma mensagem básica: “é essencial se preparar pra exercer o direito ao voto com consciência e cuidado pra não errar!”.



31 visualizações2 comentários

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Oct 04
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom. Mais do que na hora de informar de modo inteligente!

Like

Guest
Oct 04
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom. Estratégia inteligente da Justiça Eleitoral. A luta contra a desinformação é possível e o Brasil caninha bem em busca de saídas para esse mal que assola o mundo desde as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016.

Like
bottom of page